sábado, 12 de fevereiro de 2011

Um cansaço que vale a pena!

Muitas pessoas me perguntam se é cansativo ter um filho seguido do outro. Sim, é muito cansativo. Mas escolhemos ter assim e não me arrependo. A diferença de idade entre eles é de dois anos e dois meses e hoje eles vivem muitos juntos, quase que irmãos gêmeos.

Quando o Bê nasceu, Alice era praticamente um bebê. Dependia da gente para quase tudo. No início parecia tranquilo, porque o Bernardo era calmo, mamava e dormia e eu conseguia dar atenção pra Alice. Quando ele começou a demandar mais o nosso tempo, ela começou a demonstrar ciúmes. E não tem jeito, com qq diferença de idade, os ciúmes vão existir.

Agora, o Bê está um menininho e os dois brincam muito juntos. Um é companheiro do outro para dormir, para almoçar, para tomar banho, para passeios etc. E, claro, as brigas são constantes. Se amam, mas se estranham o dia inteiro. Ele puxa o cabelo dela, que o empurra, e é um tal de pegar o brinquedo do outro, de disputar a nossa atenção.

Fico imaginando a vida das mães que tem filhos com grandes diferenças de idades. E se um tem uma festa que o outro não pode ir? E o filme que não serve para o mais novo? Ou é bobo demais para o  mais velho? Alice e Bernardo estão na mesma "faixa". Gostam das mesmas coisas, embora ela esteja no momento "brincar de boneca" e ele no de "bola, carrinhos, Buzz e Woody".

Mas agora, por exemplo, depois de uma manhã na praia - onde se divertiram muito juntos - e um fim de tarde no shopping - onde também brincaram no parquinho, sempre um apoiando o outro - estão no quarto, cada um em sua cama, assistindo Toy Story. Daqui da sala ouço risos, gritos, conversas. E enquanto não rola a briguinha básica, deixo os dois se entendendo esperando soninho chegar.

Boa noite. Porque agora preciso aproveitar e descansar.

2 comentários:

  1. Oi, Fernanda
    Acho essa diferença de idade ideal. Eu tentei engravidar quando o Gui tinha pouco mais de um ano, mas perdi com 11 semanas de gestação. Um ano depois tentei de novo. O Gui é 3 anos mais velho que a Duda. Acho que mais que isso já fica mais difícil essa relação de cumplicidade, até porque os gostos passam a ser muito diferentes. Não tem coisa mais gostosa de se ver do que os dois brincando. Mas cansa, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ô, se cansa, Pri. Mas compensa com o sorriso deles. Adoro ver os dois juntos, brincando, o amor que um sente pelo outro. Mas quando brigam, fico louca. E os meus brigam muito, os dois são intensos, ciumentos, geniosos. Aí, já viu, né?
    Beijos nos seus pimpolhos

    ResponderExcluir